Livros

TIPOLOGIA E GÊNEROS TEXTUAIS
O livro aborda a diferença entre gênero e tipo textual, salientando a diferença entre gêneros como poema, crônica, conto, romance e novela. Faz algumas considerações sobre os processos envolvidos nas atividades de leitura e escrita, além de diferenciar redação e produção textual. Apresenta propostas de exercícios que possibilitam encaminhar o aluno até a efetiva elaboração de um texto. Apresenta, também, 60 sugestões de prática a serem desenvolvidos em sala de aula.

LITERATURA AFRO-BRASILEIRA?

O livro parte da dificuldade de quais critérios se usariam para classificar os autores que se enquadram no espírito da chamada “literatura afro-brasileira”. Ao procurar responder a essa pergunta, vimo-nos em um debate que, da perspectiva da história da literatura, é recente pelas implicações socioculturais envolvidas: há ou não há uma literatura negra brasileira e, se houver, o que a caracteriza? A partir destes questionamentos, visa-se a traçar um panorama de autores que se enquadram nos pressupostos apresentados, de Domingos Caldas Barbosa a Marise Helena do Nascimento Araújo Tietra. Após este panorama, abordamos literatura infanto-juvenil com personagens negros no Brasil  e  a imprensa negra. Terminamos com sugestões de leituras que acreditamos ser pertinentes para o aprofundamento deste tema.

ESTRANGEIRO, EU?
A palavra "idioma" se origina do grego e tem o significado de "caráter próprio de alguém". Assim e por extensão, “idioma” significa a língua de um povo, ou, mais precisamente, a língua que caracteriza, que identifica, um povo.  Por tais razões, o idioma é, também, um dos principais elementos identificadores e integradores de uma nação. O problema dos estrangeirismos é um assunto amplo e polêmico, extremamente interessante, não somente sob o aspecto linguístico, como também sob o ângulo histórico-cultural. Tal situação revela as relações e permutas entre diversos povos, não só de caráter comercial, mas ainda de natureza literária, artística e cultural.

A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Este livro é o resultado de uma pesquisa que se fundamentou na análise sociolinguística de alunos de 8 a 12 anos de comunidades de baixa renda do município de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, com vistas a estabelecer um panorama atual da realidade linguística destas, bem como verificar como isso é trabalhado nas escolas que atendem a essas comunidades. Além disso, procurou-se discutir a possível distância entre o uso efetivo pelos alunos e a prescrição gramatical, conhecer o que os professores do ensino fundamental entendem por variação linguística e a repercussão deste conhecimento na prática docente e propor a adoção de uma postura pedagógica prática e coerente para tratamento de tais variantes.

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