Livros
TIPOLOGIA E GÊNEROS TEXTUAIS
O livro
aborda a diferença entre gênero e tipo textual, salientando a diferença entre
gêneros como poema, crônica, conto, romance e novela. Faz algumas considerações
sobre os processos envolvidos nas atividades de leitura e escrita, além de
diferenciar redação e produção textual. Apresenta propostas de exercícios que
possibilitam encaminhar o aluno até a efetiva elaboração de um texto.
Apresenta, também, 60 sugestões
de prática a serem desenvolvidos em sala de aula.
LITERATURA
AFRO-BRASILEIRA?
O livro parte da dificuldade de quais
critérios se usariam para classificar os autores que se enquadram no espírito
da chamada “literatura afro-brasileira”. Ao procurar responder a essa pergunta,
vimo-nos em um debate que, da perspectiva da história da literatura, é recente
pelas implicações socioculturais envolvidas: há ou não há uma literatura negra
brasileira e, se houver, o que a caracteriza? A partir destes questionamentos,
visa-se a traçar um panorama de autores que se enquadram nos pressupostos
apresentados, de Domingos Caldas Barbosa a Marise Helena do Nascimento Araújo
Tietra. Após este panorama, abordamos literatura
infanto-juvenil com personagens negros no Brasil e a imprensa negra. Terminamos com
sugestões de leituras que acreditamos ser pertinentes para o aprofundamento
deste tema.
ESTRANGEIRO,
EU?
A palavra
"idioma" se origina do grego e tem o significado de "caráter
próprio de alguém". Assim e por extensão, “idioma” significa a língua de
um povo, ou, mais precisamente, a língua que caracteriza, que identifica, um
povo. Por tais razões, o idioma é, também, um dos principais elementos
identificadores e integradores de uma nação. O problema dos
estrangeirismos é um assunto amplo e polêmico, extremamente interessante, não
somente sob o aspecto linguístico, como também sob o ângulo histórico-cultural.
Tal situação revela as relações e permutas entre diversos povos, não só de
caráter comercial, mas ainda de natureza literária, artística e cultural.
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E A PRÁTICA
PEDAGÓGICA
Este
livro é o resultado de uma pesquisa que se fundamentou na análise
sociolinguística de alunos de 8 a 12 anos de comunidades de baixa renda do
município de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, com vistas a estabelecer
um panorama atual da realidade linguística destas, bem como verificar como isso
é trabalhado nas escolas que atendem a essas comunidades. Além disso,
procurou-se discutir a possível distância entre o uso efetivo pelos alunos e a
prescrição gramatical, conhecer o que os professores do ensino fundamental
entendem por variação linguística e a repercussão deste conhecimento na prática
docente e propor a adoção de uma postura pedagógica prática e coerente para
tratamento de tais variantes.
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